terça-feira, 5 de maio de 2009



A população em geral já está ciente do "Aquecimento Global" e seu significado. A mídia, em uma tentativa frustrada de fazer alguma diferença para reverter essa "situação", apela para todos os tipos de propaganda.
O fato é que todos já sabíamos como isto acabaria, ou que rumo levaria, mesmo assim os olhos foram fechados por conta do bel-prazer da população.
Tudo bem dizer para todos fazerem sua parte, mas o que falta é caráter das pessoas que comandam a maquinaria mundial, as fábricas; o que lhes interessa -evidentemente- é seu capital (que nunca basta).
Enfim, nós, enquanto brasileiros, ainda podemos dizer que não é tarde pra fazer algo, mas e para aquelas pessoas que morreram por causa das conseqüências do aquecimento? Resta a essas “pessoas” nos desejar sorte.
E só para deixar claro, a maioria dos estudantes que estão fazendo esta crítica, muitas com o termo "o mundo está pedindo socorro", pensaram nisso só momentaneamente, como se este trabalho fosse feito apenas palavras descartáveis, pois no mundo de hoje o que realmente vale é mostrar que sabe por em prática o que diz.
PRISCILA-301



Mudanças Climáticas
A constante busca do homem pelo comodismo, pelo bem-estar, pela modernização, pelo lucro e pelo maior aproveitamento de atividades trouxe conseqüências para o meio ambiente, pois para encontrar o conforto e ter maior qualidade de vida, passou-se a utilizar recursos naturais de maneira descontrolada e despreocupada com o esgotamento dos bens ambientais para as gerações futuras.
O processo de industrialização trouxe consigo problemas como aquecimento global e destruição da camada de ozônio, que em curto prazo podem não ser perceptíveis a nós, porém com o passar do tempo, os efeitos podem ser desastrosos. O derretimento de geleiras pode fazer com que o nível dos oceanos suba e terras fiquem ‘’imersas’’ e desapareçam, causando a morte de nações inteiras. Com as constantes queimadas, desmatamentos, uso irracional da água, poluição dos rios e do ar, nossos sucessores, filhos e netos, não poderão desfrutar e aproveitar dos bens da natureza.
Portanto, para que se possa construir no futuro um planeta terra sustentável, é necessário que desde já, comecemos a nos preocupar. As pessoas precisam ser conscientizadas de que o meio ambiente depende de cada um, que em atos simples como economizar água, plantar árvores, usar menos o carro, apagar as luzes, aproveitando melhor a luz do Sol, jogar o lixo no lixo para que possa ser reciclado ou para que haja um destino correto e uso de energias alternativas, possamos juntos, com a participação de todos, fazer do mundo um lugar onde o homem possa usufruir dos recursos naturais, sem destruir o meio ambiente, para que a natureza se mantenha conservada para as futuras gerações.
EDUARDA, LARISSA, GABRIELA, ANNA
TURMA- 302

Aquecimento global para todos.
Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil, o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo. O que pode estar provocando tudo isso? Todos podemos afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos. Percebemos que o aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis, na atmosfera. Estes gases formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.
Componentes:Débora Schollmeier, Jordana Nielsson, Daiana e Aniele
Turma:302