sexta-feira, 8 de maio de 2009

Meio Ambiente
Os seres humanos surgiram por volta de dez mil anos atrás, e a partir desse momento eles devastaram o mundo de uma forma rápida e avassaladora. O ecossistema antes controlado pela simples força da natureza, passou a ser manipulado pelo “racionalismo” do homem, que usufruiu sem nenhum escrúpulo de todos os bens gerados por milhares de anos de desenvolvimento da flora e fauna do planeta.
Se pensarmos a fundo, somos as criaturas mais jovens do planeta, por exemplo, os dinossauros viveram por mais de cem milhões de anos na face da terra e só foram extintos por razões que lhes fugiam ao controle, o meteoro, os cataclismos, as bruscas mudanças de clima, como a era do gelo, além das transformações geológicas que abalaram o período jurássico (Teoria das deriva continental), mas nunca se opuseram a ordem natural.
Nós, fomos os únicos a destruir de forma direta e proposital o ambiente em que vivemos sem nenhum motivo urgente ou inevitável. Claro que devemos considerar que o efeito estufa é um processo natural, pois sem ele a vida na terra seria impossível, mas nada justifica o fato de acelerarmos esse processo a uma velocidade anormal, causando uma reação em cadeia gigantesca nos climas e na flora do mundo, como no caso das altas temperaturas da Europa e as secas no sul do nosso país.
Se nós, seres humanos, consideramo-nos superiores ou racionais, devemos agir como tal, devemos apoiar as políticas de proteção ao meio ambiente, aos tratados(Kioto ou Bali) e fazer a nossa parte, evitando o gasto excessivo de matérias primas, como madeira e a água, e , principalmente, abusando das energias alternativas e dos produtos não poluentes.
Lucas, Robson, Ítalo, Jonas, Vagner e Darlan; 302



Há algum tempo já se fala em aquecimento global e suas conseqüências, há noticias sobre isso em todo lugar e a cada hora. Mas o que adianta se falar se são poucas as pessoas que levam isso a sério? O aquecimento global não é uma coisa d hoje, ele vem se desenvolvendo há tempos e a cada dia se intensifica. O que o ser humano está fazendo com o nosso planeta? A cada minuto uma arvore é cortada, a cada minuto milhões de gases poluentes não “jogados” na atmosfera. E as mudanças vêm acontecendo e se agravando cada vez mais, o clima está subindo, o nível dos oceanos está aumentando , tem aumentado também as catástrofes climáticas. Até quando isso vai continuar? Já passou da hora de darmos um basta nisso tudo. Ainda é em tempo de salvarmos o nosso planeta.

COMPONENTES: Aline, Bruna, Daniela, Franciele, Gabrieli e Jéssica Quadros
TURMA: 302