A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO

sexta-feira, 20 de março de 2009

IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

TUSNELDA HORZ HEUSNER

A geografia, como Ciência Social, tem a preocupação de entender o espaço em sua dimensão social de construção. Nesse sentido,o papel da geografia escolar é de pensar este espaço com o aluno.Não nos serve o papel de passar informações,pois isto,os meios de comunicação já fazem com mais recursos.As mudanças,ocorridas com a globalização,mudaram também a noção de tempo e espaço,de relações de trabalho e de poder nas diversas esferas da sociedade.

O homem, individualmente, não tem influência na formação do espaço e na utilização do território, mas a sociedade, dispondo cada vez mais de capital e de tecnologia, modifica o espaço natural criando o espaço próprio que lhe interessa. As aspirações da sociedade variam conforme os recursos e a força de que dispõem,e também,conforme os objetivos que pretendem alcançar.

Assim, a geografia serve para ajudar o educando a desvendar o mundo pelo método de análise e investigação procurando formar o verdadeiro cidadão participativo, levando a conhecer a organização do espaço local, nacional e mundial,bem como as inter-relações,enfim a sociedade como um todo, despertando a sua verdadeira cidadania e necessidade da conquista de seu próprio espaço, capaz de transformar e usufruir os benefícios da natureza, conservando-a.

Hoje podemos obter os mais diversos conhecimentos sobre o espaço, seja pelos meios de comunicação, pela ciência etc. Assim parece que tudo e o todo podem ser estudados pela geografia. Então é preciso definir o que queremos com a geografia,para quê,o quê e como vamos ensinar.

Portanto, o campo de preocupação da geografia é o espaço da sociedade humana, onde homens e mulheres vivem, e ao mesmo tempo, produzem modificações que constroem e reconstroem permanentemente; a realidade a ser estudada não pode ficar restrita aos seus limites, devendo sempre ser contextualizada no espaço e no tempo, sem que se perca de vista as várias dimensões da escala geográfica.

Graduada em Licenciatura Plena-Geografia; Professora do Ensino Fundamental e Médio na Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde.”

A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA NO CURRÍCULO ESCOLAR

Atualmente a sociedade exige da escola “uma educação que desenvolva o raciocínio lógico, a criatividade, a instrumentalização para usar coerentemente o conhecimento, a capacidade de pensar e especialmente de poder construir o pensamento com autoria própria” (Callai, 001).

A educação para cidadania é um desafio para o ensino e a Geografia é um dos componentes curriculares fundamentais para tanto. Os conteúdos trabalhados devem ter uma tríplice função,qual seja:resgatar o conhecimento produzido cientificamente,reconhecer e valorizar o conhecimento que cada aluno traz consigo,como resultado de sua própria vida e dar sentido social para este saber.

Segundo Andrade (1992, p18), cabe a Geografia:

“... estudar as relações entre a sociedade e a natureza,analisar a forma como a sociedade atua,criticando os métodos utilizados e indicando as técnicas e as formas sociais que melhor mantenham o equilíbrio biológico e o bem estar social. Ela é a ciência eminentemente política, no sentido aristotélico do termo, devendo indica caminhos a sociedade, nas formas de utilização da natureza. daí admitiu que a Geografia fosse eminentemente uma ciência social da sociedade”.

OBJETIVO DA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Compreender e representar a relação dialética entre a sociedade e a natureza na organização e transformação do espaço geográfico, sua desigualdade e contradições bem como as relações entre o espaço local e outras escala espaciais, quanto à formação de uma consciência crítica, responsável e transformadora dos diferentes aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais, ambientais,do espaço em que vive,percebendo como pertencente e participante desta realidade, construindo sua identidade e entendendo seu papel histórica-cultura.

OBJETIVO DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

A Geografia, com a lei nº 9394/96 estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tirando do ensino médio o caráter exclusivo de etapa cumulativa de informações para o vestibular, ao estabelecer em 1998, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

A lei 9394/96, propõe que o principal objetivo desse período escolar seja preparar o aluno para o exercício da cidadania, essas diretrizes determinam uma nova maneira de ensinar Geografia. O professor deverá proporcionar atividades,oportunizando ao educando desenvolver competências e habilidades como formar conceitos,relacionar conhecimentos(geográficos e interdisciplinares), tirar conclusões e realizar trabalhos de síntese dos conhecimentos adquiridos.Além das habilidades e competências gerais citadas,a Geografia tem seus conteúdos específicos do seu ramo de conhecimento.

6 comentários:

Professora Maria Dalva disse...

Oi,colega!!
Esta idéia de colocar no blog a importância da Geografia,achei interessante os alunos saberem qual é o objetivo da disciplina no ensino aprendizagem.
Valeu!!!!!

GEOGRAFIA disse...

Olá!
Sou aluna de Geografia da Universidade do Estado da Bahia/UNEB - CAMPUS V.
Gostaria de Parabenizar a professora pela iniciatica brilhante. A geografia está inserida em todos os âmbitos da sociedade, por isso é de suma importância tais divulgações como essa. Muito legal, estava precisando para fazer um trabalho relacionando geografia x ensino.

sadi disse...

PARABÉNS PROFESSORA PELO SEU BELO TEXTO SOBRE A IMPORTANCIA DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇAO.
QUANDO PUDER VISITE MEU BLOG
http://sadicorrea.blogspot.com/

Juliana Sampaio disse...

Parabéns professora pela definição da importância da Geografia no ensino fundamental, sou aluna de Pedagogia e estava procurando uma boa definição a sua com certeza foi a melhor!

PREVISÃO DO TEMPO disse...

Você esta de parabéns pelo texto, sou professor de matemática mas acho que vou fazer outra graduação e com certeza será a de geografia.

raquel disse...

parabens pelo texto eu como aluna te dou os meus parabens pelo esse texto que traz muito ensinamentos para as pessoas parabens